"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



domingo, 31 de outubro de 2021

 


O câncer nunca esteve tão próximo. Antes, uma doença de pessoas de certa idade, estado terminal, definhando. Hoje, uma doença de todas nós, jovens mulheres, indo trabalhar com seus lenços combinando com o sapato.


A bolsa e o coração na mão.


Eu, diagnosticada com 26 anos, poderia ter sido com 24. Só perto do meu ciclo de amizade, já conto com mais 3 amigas do peito com menos de 30 anos, algumas doses de quimioterapia e uma vida inteira pela frente.


Somos suas irmãs, suas primas, suas filhas, suas netas, suas amigas.


Nós não escolhemos, mas também não fugimos. Nós não gostamos, mas não desistimos. Estamos prontas para a próxima.


Não queremos pena de ninguém, nem aquele olhar complacente de quem está pensandonossa, mas tão jovem”. Não estamos morrendo, ainda. Iremos um dia. Assim como vocês.


Queremos olhares encorajadores e queremos que nossa luta tenha algum propósito. Não negligencie sua saúde, por favor. Pense em nós da próxima vez. Pense em nós, escolhendo o melhor lenço pra sair. Tentando fazer uma amarração que fique mais “cool”, mais jovial. Pense em nós passando a gillette sobre a cabeça. Pense em nós lidando com umaressacaque dura a semana inteira. Pense em nós tirando sangue toda semana. Pense em nós retirando cirurgicamente parte do nosso corpo que adoeceu. Pense em nós e se transforme conosco.


Pense em nós e escolha a vida.


O outubro rosa acabou, mas o cuidado com a vida continua.

Prevenir ainda é o melhor remédio!