"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



domingo, 19 de setembro de 2021

carta aberta à minha família

 


Caríssimos moradores deste lar que eu tenho a honra de chamar de meu

 

Estou em plena menopausa, isso significa que meus hormônios oscilam dentro de mim e junto com eles pode oscilar o meu humor, a minha paciência e a minha capacidade de te responder na lata o que você precisa ouvir.

 

Eu não estou louca, não é necessário me internar. Apenas me aceitar. Se me compreender, melhor ainda. Se não quiser compreender vai enfrentar a fúria dos meus hormônios e não diga que eu não avisei!

 

Cuidei da casa e de vocês até aqui. Daqui pra frente, assumi um compromisso importantíssimo comigo mesma. Portanto, a janta, a cama, a toalha dobrada no box, o chinelo na beira da cama, o pão quentinho, o café na xícara preferida e todas essas coisinhas que eu fiz para cada um de vocês, será responsabilidade de cada um de vocês.

 

E se acontecer de não me encontrarem no recinto bem na hora do jantar, não precisa ligar para a polícia, eu fui alí cuidar de mim.

 

Minha memória está completamente comprometida, portanto nada de perguntas difíceis para a minha compreensão. Eu não sei onde está a chave do carro, a blusa do futebol, a sandália plataforma e muito menos o seu carregador de celular.

 

Agora, em função dos meus hormônios, eu me canso com mais facilidade e isso implica em precisar de algumas horas de descanso. É importante que saibam que essas horas de descanso não são negociáveis.

 

Eu continuo amando vocês, podem ter certeza disso. A única coisa que mudou é que agora, eu me amo também. Isso pode parecer estranho para vocês, eu entendo. Para mim é libertador.

 

Alguém pode estar se perguntando, o nome disso é menopausa? Sim, o nome disso é menopausa embora não precisaria ser. Eu deveria ter dito tudo isso quando instituí este lar, mas não o fiz. Então, batizo este momento com o nome daquela que me deu coragem para tal, a menopausa.

 

E se alguém aqui debochar da minha menopausa, é uma ser morto!

Vocês não sabem a força de um hormônio em despedida!