"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



domingo, 25 de julho de 2021

me abraça?

 


Há alguns dias uma pessoa muito querida perdeu o marido repentinamente. Há poucos meses uma amiga dos tempos de colégio perdeu a mãe. Nas duas situações acima e em muitas outras parecidas que vivenciei desde que entramos na pandemia, eu experimentei uma tristeza indescritível por não poder abraçar essas pessoas que sofriam pela perda dos seus entes queridos. Imagino que você também tem vivido situações parecidas.


Tenho sentido falta de caminhar livremente na rua como qualquer outra pessoa. Tenho sentido falta de muitas coisas, mas tenho sentido muita falta do abraço.


Gostaria de poder abraçar os meus amigos que sofrem neste momento, seja pela perda de alguém, seja pela perda de um emprego ou talvez porque paralisaram seus projetos. Também gostaria de ser abraçada pelas perdas que tive e, claro, gostaria de abraçar os amigos que venceram batalhas ou tiveram alguma conquista.


É que abraços falam! E a fala do abraço diz tudo! Abraço é amor em gesto. Abraço é a forma mais singela de dizer ao outro eu estou aqui”.


Viver impossibilitado do abraço é não poder expressar ao outro que estamos aqui, que temos ombros, colo e braços à disposição.


Viver impossibilitado do abraço é podar nossos braços de dizerem o que há de mais puro dentro de nós.


Tenho sentido falta daquele abraço demorado e silencioso que fala por si!


Por não poder fazê-lo, eu me recolho em mim e daqui do meu canto abraço, em pensamento, as pessoas que eu gostaria de abraçar neste momento.


E como tudo na vida tem um aprendizado, descubro que não poder abraçar me permitiu exercer um sentimento nobre, a compaixão.


Segundo o dicionário, compaixão é a nossa participação espiritual na felicidade ou na infelicidade alheia que suscita num impulso altruísta de ternura para com a outra pessoa.


Assim sendo, sigo compadecida daqui... e com ternura envio abraços demorados para quem eu não pude abraçar de verdade.


E enquanto a minha compaixão silenciosamente te abraça, posso te garantir, seu abraço continua guardado para você.


Me abrace você também e seguiremos aquecidos de alguma forma!