"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



segunda-feira, 15 de maio de 2017

os verdadeiros amigos


Descobri que as pessoas confundem um pouco as coisas, as palavras e os significados. Um dia, achei que tinha muitos amigos. Muitos mesmo. Eles enchiam a minha casa, o meu coração, a minha vida e o número certamente ultrapassava bastante a quantidade de dedos que tenho nos pés e nas mãos (só pra constar, são 20 dedos no total). Ou seja: me considerava extremamente sortuda.

Meus amigos viviam comigo. Juntos, fazíamos tudo: cinema, happy hour, teatro, passeios, jantares, almoços, festas, compras. Juntos, fazíamos nada: isso mesmo, ficávamos de pernas para o ar, mas estávamos sempre juntos, a todo instante, a toda hora, em todos os segundos. Mas a vida vai mudando, você vai mudando, as amizades vão amadurecendo e se transformando. As pessoas passam a ter outras ocupações, outros compromissos, outras vidas. E os seus amigos de verdade entendem e respeitam isso.

Vivia pendurada no telefone com meus amigos. Tudo era motivo para ligar e contar do carinha novo, da briga com a outra amiga, da última fofoca, do capítulo da novela. Mas a vida vai mudando, você vai mudando, as amizades vão amadurecendo e se transformando. As pessoas passam a ter outras ocupações, outros compromissos, outras vidas. E os seus amigos de verdade entendem e respeitam isso.

Inevitavelmente, a vida vai passando uma peneira. E nessa peneira você entende quem é parceria de boteco, quem é amigo de fé, quem é bacana pra sair e dar umas risadas. Muitas vezes, seu amigo de fé é tudo isso. Outras tantas ele é um amigo de fé que você solicita quando mais precisa, seja para dividir uma grande e maravilhosa notícia, seja para pedir um colo emergencial. Não tem como você pedir colo emergencial para quem só sabe falar de si. Para quem acha que a vida é uma festa. Para quem não escuta. Para quem não se importa. Para quem se preocupa somente com a própria vida. Não tem como se abrir de verdade com uma pessoa que não te leva a sério, que ri de tudo, que não consegue ser madura. É que a vida vai mudando, você vai mudando, as amizades vão amadurecendo e se transformando. As pessoas passam a ter outras ocupações, outros compromissos, outras vidas. E os seus amigos de verdade, no fundo, são aqueles que amadurecem junto com você. O resto acaba ficando para trás.