"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



segunda-feira, 27 de abril de 2020

sem príncipe encantado


Acho que já se chegou à conclusão de que príncipe encantado não existe. Nem estamos mais numa monarquia para acreditar no suserano do amor.

A verdade começa a aparecer depois dos 30 anos, quando você cansa de testemunhar a mentira, a deslealdade e a covardia em suas experiências. Ao encontrar alguém com química, falta literatura. Ao encontrar alguém com literatura, falta química. Sempre está faltando alguma coisa.

A ausência desse algo não pode trazer desespero, mas vontade de aprendizado. Temos que ensinar o outro como somos, como funcionamos, o que queremos.

Ficará junto quem tem mais humildade para aprender, apesar das enormes diferenças de temperamento.

Aceitar e acolher a imperfeição é a grande percepção para encontrar uma companhia fundamental. As relações não vêm prontas, restando apenas o nosso esforço de encaixar. As peças devem ser inventadas e manufaturadas na convivência. As pontas serão moldadas pelo prazer de nos explicar e facilitar o acesso.

Na hora de expor os defeitos, não se sentir cobrado, criticado e ameaçado, não gritar e muito menos acusar para se igualar na fraqueza. A pressa elimina candidatos honestos e sinceros. Só a paciência produz intimidade.

Ninguém tem a obrigação de saber o que pensa, ninguém está dentro de sua cabeça para aceitar as suas decisões - terá que rebobinar a história ao início para justificar as suas escolhas.

O amor é um jogo infantil feito para adultos. Ou seja, precisará conversar devagar, como se estivesse expondo as regras de seu corpo e de sua mente para uma criança: isso pode fazer, isso não pode fazer, ganha o meu coração quem avançar todas as casas sem trapacear.

Qualquer um, por mais louco que seja, possui regras. Estenderá o tabuleiro de sua personalidade e mostrará o conteúdo das cartas, longe da tentação do blefe e da telepatia. Ganhará a partida se o seu par ganhar. A vitória dele será a sua vitória: significa que conseguiu a façanha de se traduzir.

Não há como ser amado antes de ser compreendido. Príncipe encantado não existe, o que existe é a perseverança da amizade. Quando unimos, na mesma pessoa, o melhor amigo e o melhor amante.