"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



terça-feira, 17 de março de 2020



Você pode não ser solidário, mas o coronavirus é. Não vê cara, cor, classe social, nacionalidade ou posição política. Pra ele todos são iguais, basta um espirro, uma tosse, um aperto de mão, um bocado de gente reunida e lá vai ele, lutar pela sobrevivência a qualquer custo, venha de quem vier. 

Você pode não ser empático, e o coronavirus também não é. Mas, mesmo que você não se importe, a contaminação do outro afeta você, reduzindo a distância entre você e o coronavirus. 

Você pode ser a favor do presidente a ponto de achar necessário ir às ruas manifestar isso em comboio, ignorando qualquer perigo, qualquer ciência, qualquer saber acima do seu não saber. O coronavirus também não quer nem saber. Estará ali, entre os manifestantes, mesmo não sendo a favor de ninguém além de si mesmo – e nesse ponto o coronavirus parece você. A diferença é que o coronavirus não pega coronavirus. Você, sim. 

Pra ele, quanto mais gente contaminada, melhor. 

Pra você, que acha que o coronavirus é só uma gripe, saiba que para 20% das pessoas ele não será. Só que não será você quem vai escolher se fica entre os 20 ou os 80% que passarão pelo coronavirus sem maiores problemas. E, se você estiver entre esses 20% que precisam de atendimento hospitalar, pode ser que, por causa de você, que não está nem aí pra ninguém, e foi às ruas manifestar, desconsiderando esse virus bobo, muito mais gente tenha se contaminado e esteja também entre os 20% que precisam de hospital, como você. Ou como o seu avô, ou como a sua tia, que tem diabetes. E pode ser que não tenha lugar no hospital pra você, e nem pro seu avô, nem pra sua tia. E aí será tarde demais pra repensar. 

Então, enquanto há tempo, faça a sua parte. 
Evite sair de casa. Faça home office. Cuide dos idosos e pessoas do grupo de risco. 
O importante não é só não ser contaminado, mas fazer a sua parte para reduzir a velocidade da disseminação do virus. 

Lave suas mãos várias vezes ao dia, com atenção. 
Lave suas mãos no sentido literal, mas não no sentido figurativo. 

O coronavirus é problema seu. 
E também problema meu. De todos nós.