"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



domingo, 22 de dezembro de 2019

proposta de Natal


Não, eu também não acredito que só porque é dezembro e porque é Natal tudo vai se transformar como num passe de mágica. O vermelho e verde dos enfeites me encanta, mas não me ilude tanto assim! A pauta de cada um continua a mesma, embora haja sim uma pausa de alguns dias. E acredito na importância desses dias.

Quem é católico comemora o nascimento de Cristo, refaz seus votos. Outros cristãos comemoram de outras formas. Quem é judeu participa do Chanukah, quem é budista medita e quem é cético aproveita o feriado. Cada um aproveita como lhe convém. Quem tem parentes longe se reúne, quem não tem junta os amigos. E tudo isso é muito mais que uma mera comemoração. São os rituais que ao longo do tempo o homem criou para se dar um pouco de fraternidade, um momento de alegria em meio aos nossos dias tão endurecidos pela vida. E nós precisamos disso!

A mensagem deste ano é a de uma cidadã comum, que como todos tem licença para parar por alguns dias, celebrar a vida com as pessoas que ama e depois seguir em frente.

Celebre mais, coma e beba menos. Alimente a alma o quanto quiser e o corpo apenas o necessário. A sua saúde agradece. Presenteie mais com presença do que com presentes. Você será lembrado por muito mais tempo. Mande recado para quem está longe, é saudável e a tecnologia nos permite, mas não se esqueça de abraçar fortemente quem está perto, quem passa o dia-a-dia com você. Em tempos de redes sociais, quem está próximo anda carente.

Invista nos momentos, invista nas companhias. Eu garanto a você que não existe forma melhor de “lavar a alma” do que uma noite de prosa com pessoas agradáveis. Permita-se a saudade, o choro pela perda de alguém querido. A lágrima liberta e precisamos de liberdade para seguir. Permita que seus filhos vivam o encantamento do Natal, afinal, é só na infância que o Natal tem essa magia. Daqui a pouco eles vão crescer e você só terá a lembrança desses dias. E embora a fraternidade devesse ser parte de nosso cotidiano, se você não o fez ainda dá tempo. Vivemos num país desigual e ainda há muito mais necessitados do que você pode imaginar.

Converse mais, converse com pessoas diferentes de você. Se você é jovem, converse com os mais velhos, se é mais velho, experimente alguns minutos de conversa com a moçada. É uma grande oportunidade de aprendizado para ambos. Seja criança por um dia. Permita-se tirar uma lasquinha no peru, bisbilhotar o presente do próximo, tirar uma foto descabelada, beijar a sua mãe de repente, comer uma rabanada antes da hora. Arranque o riso das pessoas, arranque o seu riso e experimente um jeito novo de se revigorar.

Seja qual for a sua forma de comemorar, faça as pazes com você antes de ir. E quando for comemorar abrace. Abrace muito e todos à sua volta. O abraço queima calorias e produz endorfina, o hormônio da felicidade. O segredo é desatar os nós, sem desfazer os laços!