"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



terça-feira, 19 de novembro de 2019

amor, ordem e progresso



O Dia da Bandeira no Brasil é comemorado anualmente em 19 de novembro, sendo uma data comemorativa em alusão à adoção da atual bandeira vigente em nosso país. A atual bandeira brasileira foi adotada em 19 de novembro de 1889, e sua criação foi uma consequência direta da Proclamação da República, realizada cinco dias antes.

Com a alteração da forma de governo, de monarquia para República, os símbolos nacionais foram alterados e, uma das mudanças, deu-se na bandeira nacional.

A bandeira que possuímos atualmente foi apresentada apenas quatro dias após a República ser proclamada. Sua adoção deu-se por meio do Decreto nº 04, lei que foi assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, à época, presidente provisório do Brasil. A lei constava o modelo da nossa nova bandeira.

A nova bandeira do Brasil foi produzida por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. As principais alterações que aconteceram, em relação à bandeira utilizada durante o período imperial, foram:

|̲̅<̲̅Θ̲̅>̲̅| o tamanho do losango amarelo foi redimensionado;
|̲̅<̲̅Θ̲̅>̲̅| o símbolo de armas que constava no meio da bandeira foi substituído por uma esfera republicana de cor azul;
|̲̅<̲̅Θ̲̅>̲̅| foram adicionadas letras no meio da esfera. As letras estavam escritas em verde, em uma faixa branca, e registravam o lema positivista “Ordem e Progresso”;
|̲̅<̲̅Θ̲̅>̲̅| na esfera azul, foram adicionadas estrelas que representavam os estados brasileiros. A posição das estrelas foi determinada por meio da observação do céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889.

Atualmente, os símbolos nacionais, dos quais a bandeira faz parte, são normatizados pela Lei nº 5.700, que foi decretada no dia 1º de setembro de 1971. A última mudança que aconteceu na bandeira nacional deu-se em 1992, quando foram adicionadas as estrelas que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

A expressão “Ordem e Progresso” é o lema político do positivismo, forma abreviada do lema positivista formulado pelo filósofo francês Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” (em francês L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but), proposta por Benjamin Constant.

Seu significado é:
- O Amor deve sempre ser o princípio de todas as ações individuais e coletivas.
- A Ordem consiste na conservação e manutenção de tudo o que é bom, belo e positivo.
- O Progresso é a consequência do desenvolvimento e aperfeiçoamento da Ordem.
Assim sendo, do desenvolvimento da Ordem resulta o Progresso individual, moral e social.

#fique por dentro