"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



sexta-feira, 2 de outubro de 2015


Não gosto de batom cor-de-rosa, esmalte cor-de-rosa e nem mesmo rosas cor-de-rosa: prefiro as brancas. Mas Outubro Rosa é assunto sério.

O Outubro Rosa é uma campanha que tem o objetivo de conscientizar, informar e alertar todas as mulheres sobre a importância da prevenção (prevenir é a melhor coisa!) e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O autoexame é essencial para que toda mulher conheça bem o seu corpo e deve ser feito 1x por mês, mas ele não substitui o acompanhamento médico anual e a mamografia, que é o exame mais eficaz para detectar a doença.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e não é só coisa de mulher que já passou dos 40, não, ele atinge todas as idades. Se ele for identificado no estágio inicial, a chance de cura é de até 100%.

Alguns especialistas afirmam que com uma alimentação equilibrada e atividade física regular, é possível reduzir em até 28% a chance de desenvolver câncer de mama. E vale ficar de olho nos sinais de alerta: nódulos, alterações na pele da mama, inchaço, vermelhidão, alterações no mamilo e secreções. Tem que ficar ligada também se aparecer algum nódulo nas axilas. Se tiver algum desses sintomas, marca uma consulta com o ginecologista. E vale lembrar que isso não é regra: você pode apresentar algum desses sintomas e não ser nada grave.

Cuidar das emoções e dos pensamentos também é bem importante. Não vale a pena remoer problemas, alimentar mágoas, reclamar de tudo e não colocar pra fora o que faz mal. Uma mente sadia ajuda a superar adversidades e viver a vida de uma forma mais leve e feliz.

(baseado em consultas na net)




“A vida pode (e deve) ser cor-de-rosa pra todo mundo. 
E saúde é fundamental para isso.” 
Cris Guerra