"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



sexta-feira, 8 de agosto de 2014


Não tem como escapar, toda mulher deve realizar o exame de Papanicolau*.

Chamado pelos profissionais da saúde de “preventivo”, esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente, sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. 
Eu sei disso tudo, mas o fato é, vou ter que fazer o exame e isso requer alguma preparação psicológica. 

Ah, como nós mulheres somos ridículas. 
Segui todas as orientações da enfermeira: fiz as contas para não estar menstruada na data do exame, não fiz amorzinho nas últimas 48 horas, nem utilizei ducha vaginal, o que tendo em vista minha mania de limpeza, me deixa um tanto quanto indignada. Escolhi calcinha e top combinando e fui.

Cheguei no consultório para fazer o exame preventivo, com aquele jeitão de quem tá indo para um primeiro encontro com um cara de quem nunca foi a fim. 
Sorrisinho sem graça e roupa discreta, afinal se vou ficar pelada em frente a um estranho tenho que aparentar enquanto vestida ser uma moça de respeito.

Depois das perguntas de praxe, o médico e eu tivemos aquela conversa divertidíssima sobre os meus relacionamentos amorosos e sexuais prévios e então ele disse:  
- Ok, agora você pode entrar no banheiro para se despir e depois deitar na maca.

Entrei no banheiro e fiz o que ele pediu. 
Lá estava eu, vestindo apenas uma camisolinha ridícula aberta na frente e chinelinho de pano, me sentindo sem nenhuma dignidade. 
Deito na maca toda sem graça e só abro as pernas quando ele solicita. 

Ele então diz:  
- Agora vou te introduzir o “bico de pato”. 
Bico de pato é o nome popular do espéculo, aparelhinho utilizado para visualizar o colo do útero. 

Eu sei disso, eu conheço o aparelho. Não há nenhum motivo para ficar nervosa, eu podia ficar calma, eu podia relaxar. Mas não, não tem como você ouvir que alguém vai enfiar um “bico de pato” em você sem ficar nervosa. 
Nós mulheres somos românticas até neste momento. Vai enfiar um bico de pato em mim sem criar um clima, me oferecer uma bebida, me excitar ou querer saber do meu dia? 
Malditos homens, um homem como outro qualquer, insensível. 

O exame deve ter demorado cerca de 10 minutos, embora para mim pareceu a eternidade, mas sobrevivi.
E você? Não fique com medo. Pode até reclamar, mas faça! 

Andréa Nolli


*O Papanicolau é um exame ginecológico que serve para detectar alterações no colo do útero como inflamações, infecções ou doenças pré-cancerígenas e, se estas doenças são descobertas a tempo, há uma grande chance de o desenvolvimento do câncer ser combatido através de um tratamento simples.