"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

 


Querido Papai Noel, estamos na véspera de mais um Natal. Tem muita gente que lhe espera ansiosamente. A sua chegada é bonita, sua figura é simpática, seus presentes trazem alegria. Você tornou-se um símbolo desse tempo.

 

Como muitos, também gostaria de fazer-lhe um pedido: Papai Noel, antes de entregar os presentes, de distribuir docinhos e brinquedos, toma pela mão cada criança, cada jovem, também os adultos e os velhinhos, e leva-os todos diante do presépio.

 

Nessa noite linda, conte para eles o grande presente que a humanidade recebeu no primeiro Natal. Ajoelhe-se, Papai Noel, diante da imagem do Menino Deus e ensine aqueles que lhe recebem a adorar a criancinha da Gruta de Belém: ela é o próprio Deus que se fez humanidade.

 

Se tem alguém que merece receber presentes neste dia é Ele, o menino Jesus. Conte isso para as crianças. Convide as pessoas a falarem com esse Jesus que um dia foi menino. Comece agradecendo por ele ter vindo, por ele se fazer gente como a gente, pela simplicidade dele. Depois, diga que você lhe entrega seu coração, sua vida, as pessoas que ama. Reverencie também a mãezinha dEle, Maria, e São José. Agradeça aos pastores e magos do Oriente por terem vindo ver o Menino e o adorar. Cante uma canção, como fizeram os anjos. Pode ser “Noite feliz”, é linda! Mas também, Papai Noel, pode ficar em silêncio, contemplando o santo presépio. É uma lição que ali está retratada, é a imagem do céu na terra, tendo ao centro o Salvador da humanidade. O silêncio fará bem.

 

Depois, você segue como sempre, com os presentes e tudo mais.

 

Desculpe a pretensão, mas eu precisava escrever-lhe isso. Talvez você não tenha se dado conta, mas muita gente trocou o Natal de Jesus pelo Natal do Papai Noel. Não está correto! Se você apenas fizer isso, ajoelhar-se com todos diante do Menino Deus, então tudo estará certo novamente. O Natal é Jesus! Ajude-nos, Papai Noel, a não confundir as coisas.

 

Saiba que você é sempre bem-vindo.

Feliz Natal!

Nos encontramos diante da manjedoura, onde estará reclinado o Salvador da humanidade, o Menino Jesus.

Vivemos num mundo onde o sofrimento cresce. Era assim também quando Jesus nasceu. Ele mesmo enfrentou as dificuldades da pobreza, da perseguição e da exclusão. A Noite Feliz aconteceu no meio de dia difíceis.

Natal é isso: luz entre as trevas, paz aos de boa vontade, amor do madeiro da manjedoura ao madeiro da cruz.

Amemos, perdoemos, ajudemos, sejamos semelhantes a Cristo!

 

Pe. Nildo Moura de Melo – OSFS