"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



terça-feira, 3 de outubro de 2017

perdas inevitáveis


A vida se faz de planos e de acasos, de vitórias e de conquistas, mas, essencialmente, ela é feita de perdas. 
Cada segundo que passa são preciosos momentos que se vão sem qualquer possibilidade de retorno. É como se a vida nos escorresse lentamente por entre os dedos. 
Cada dia que vivemos, são dias que perdemos de nossas vidas. São dias que não viveremos mais. São dias a menos que teremos para mostrarmos ao que viemos nessa vida. 
Não há, portanto, qualquer motivo para lamentarmos as perdas que acontecem ao longo de nossa vida. Elas são inevitáveis e são partes integrantes da vida de qualquer pessoa. 

Perdemos muito tempo lamentando, por exemplo, a perda de um ente querido, de uma pessoa amada que por motivos aleatórios já não está ao nosso lado. Lamentamos até mesmo a perda de bens materiais, como se a falta de tais bens nos custasse a própria vida. 
Quando lamentamos a perda de alguém de quem gostamos, o que estamos fazendo é, justamente, reconhecendo que as coisas aconteceram exatamente da forma como deveria ter sido. Se lamentamos, é porque essa pessoa marcou de alguma forma a nossa vida. As pessoas se vão, mas fica a certeza de que o sentimento foi vivido, mesmo que às vezes não tenha sido demonstrado ou mesmo percebido no tempo certo, mas o que importa é que ele existiu e modificou positivamente a nossa vida. As perdas são tão inevitáveis quanto necessárias em nossas vidas, pois com elas aprendemos a valorizar os sentimentos verdadeiramente importantes da vida… 

Com as perdas é que aprendemos como devemos conduzir nossas ações.
Que nossos amores devem ser vividos à exaustão.

Aprendemos que precisamos viver cada minuto da melhor maneira possível, procurando fazer fluir o amor e a benevolência. 
Devemos fazer com que nossas ações se eternizem de tal forma que sejamos lembrados de maneira afetuosa quando já não estivermos por aqui. 

Talvez esta seja a maneira mais efetiva de atingirmos o milagre da vida eterna que tanto almejamos, eternizando o amor produzido por nossas ações.

__Carlos Rocha