"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



quarta-feira, 23 de março de 2016


#fique por dentro:

Todos sabem que a Páscoa comemora o renascimento, a ressurreição de Jesus Cristo. Porém, o coelho foi associado a festa, já que é símbolo de fertilidade. 
Antigamente, e em alguns países, os ovos eram de galinha, cozidos e decorados para fazerem parte da celebração da Páscoa. No entanto, o mais comum são os ovos de chocolate.

Mas o que a Páscoa tem a ver com o chocolate? 
Qual o sentido de presentear as pessoas com esse “mimo” se, na verdade, o símbolo da Páscoa é o coelho e este animal não bota ovo, muito menos de chocolate?

Acontece que o ovo, assim como o coelho, simboliza a fertilidade. Porém, a tradição de se comer ovos de Páscoa de chocolate, nasceu no século XVIII, para substituir os ovos pintados, que na época, eram o presente de celebração da Páscoa.

O chocolate já era uma iguaria muito apreciada nesse período, mas os franceses tiveram a brilhante ideia de moldá-lo em formato oval, em vez das tradicionais barras.  
Com a nova apresentação dessa delícia, não foi difícil cair no gosto da população.
Com o passar do tempo, as pessoas adquiriram o hábito de se presentear com ovos de chocolate na páscoa.

A comemoração da Páscoa teria surgido durante o Pessah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. 

A palavra Páscoa vem do nome em hebraico da festa judaica a qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A data é fixada no primeiro domingo depois da Lua Cheia. Para ser mais fácil de calcular é só nos basearmos na terça-feira de Carnaval que ocorre em exatos 47 dias antes da Páscoa.
tirado daqui