Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.
Assim, para alimentar a sua população, os
japoneses decidiram aumentar o tamanho
dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais
longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de
volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os
japoneses não gostaram do gosto destes peixes.
Para resolver este problema, as empresas
de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os
peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais
longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Os japoneses conseguiram
notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não
gostaram do peixe congelado.
Então, as empresas de pesca instalaram tanques de
peixe nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos
tanques, como “sardinhas”. Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles
paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam vivos,
porém cansados e abatidos.
Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a
diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de
frescor. Os consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o
gosto de peixe apático.
Como os japoneses resolveram este problema? Como
eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você
estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?
(...)
Quando as pessoas atingem seus objetivos - tais como: Quando começam com sucesso numa empresa nova, quando pagam todas as suas dívidas, ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então, relaxam. Elas passam pelo mesmo problema dos ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros, que nunca crescem, e de donas-de-casa, deprimidas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
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Quando as pessoas atingem seus objetivos - tais como: Quando começam com sucesso numa empresa nova, quando pagam todas as suas dívidas, ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões. Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então, relaxam. Elas passam pelo mesmo problema dos ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros, que nunca crescem, e de donas-de-casa, deprimidas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes
dos japoneses, a solução é bem simples.
(...) “O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador”. Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!
(...) “O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador”. Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!
Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas
de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos.
Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come
alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega viva e fresca no desembarque.
Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos tanques.
Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar
desafios, pule dentro deles. Massacre-os. Curta o jogo. Se seus desafios
são muito grandes, não desista, se reorganize! Busque mais determinação,
mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque
objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem
atingidas, vá ao encontro dos objetivos do seu grupo, da sociedade e, até
mesmo, da humanidade.
Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele.
Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.
“Ponha um tubarão no seu tanque e veja quão
longe você realmente pode chegar”.
(Texto de um MBA americano)