"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



sábado, 17 de maio de 2014

com o mundo nas costas


Chega o fim da tarde e é sempre a mesma coisa: ombros pesados, dor lombar, corpo doído, músculos em contração. Até parece que você passou o dia carregando o mundo nas costas. A sensação é uma síndrome do estresse contemporâneo. E tem nome: Complexo de Atlas.

Toda mitologia acaba sendo uma excelente fonte para estudarmos a psique humana, pois são estórias e personagens que representam aspectos e imagens de nosso próprio inconsciente.

Na mitologia grega, Atlas é um gigante condenado por Zeus, senhor supremo dos deuses e dos homens, a carregar o mundo nas costas. 

Atlas também é o nome da primeira vértebra da coluna cervical, a que sustenta todo o peso da cabeça. Não poderia haver imagem melhor para descrever o estresse contemporâneo. 
O Complexo de Atlas atinge nada menos que 40 milhões de pessoas prejudicando o desempenho profissional de pelo menos 15 milhões delas. 
Essa massa estressada sofre para dar conta de todas as suas responsabilidades, sem deixar o mundo desmoronar. Os desafios podem ser modernos, mas a reação é das mais primitivas.

Quem sofre do Complexo de Atlas transfere todas as preocupações para a musculatura do pescoço, exatamente como faziam nossos ancestrais para se proteger de adversários, que cravavam suas mandíbulas nas goelas desprevenidas. 

Hoje, não precisamos desse reforço, já que os ataques dificilmente têm o pescoço como alvo. Mesmo assim, continuamos a tensionar essa região sempre que nos sentimos ameaçados. Essa reação de estresse continuada desgasta a coluna cervical e lombar (na altura dos quadris), provocando dores crônicas e doenças como artrose.

Como se não bastasse, o aumento da tensão cervical se estende a musculaturas vizinhas, sobrecarregando articulações, ligamentos e tendões. A maior conseqüência é o trincamento dos dentes, conhecido como bruxismo, que vem se tornando cada vez mais freqüente.

Nos últimos 40 anos simplesmente dobrou o número de casos. Tem mais: sabe aquela dor de cabeça que insiste em roubar seu sossego? Também pode ser conseqüência do Complexo de Atlas. A tensão na coluna cervical e na mastigação pode se estender pela musculatura craniana, provocando dores intensas.

Como se vê, carregar o mundo nas costas pode ter um preço alto. E muitas vezes não leva a nada. 

Quando Atlas morreu, o mundo continuou exatamente no mesmo lugar, sem nenhum suporte.

por Alex Botsaris, 57, médico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializado em doenças infecciosas pelo Hospital Claude Bernard, de Paris, e em acupuntura e medicina chinesa pela Sociedade Internacional de Acupuntura, na França, e pela Universidade de Pequim, na China.
Fonte: Revista Você S/A (Artigo sobre o livro O Complexo de Atlas)