"Ando no rastro dos poetas, porém descalça... Quero sentir as sensações que eles deixam por ai"



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Das alegrias inteiras


Mais um ano foi embora. Nunca gostei de fazer "balanço", acho desnecessário e tedioso, mas é inevitável não lembrar as coisas que vivi quando fecho um ciclo. Para mim, cada início de ano é um recomeço. Recomeço é quando o coração da gente está cheio de esperança.

É estranho lembrar quantas vezes fiquei down esse ano, achando que as coisas não iriam dar certo, que eu não iria conseguir, mas descobri que Ana Jácomo estava certa quando disse que esses momentos aflitivos e doídos são o momento em que a natureza tece asas para nós, em silêncio. Ela ainda completa: "O aperto, entendi somente depois, era uma espécie de morte, um prenúncio da transformação, uma ponte que me levaria a outro modo de ser." Sou do tipo de gente que precisa da sensação de que algo aponta em uma estrela para despencar no coração da gente.

Pensar no que passou, me faz lembrar que foi nesse ano que aprendi que existe um tempo de desapegar, mudar convicções e sonhos. Foi aí que descobri que sonhos sempre podem ser alterados quando é para o bem da alma. Foi aí que entendi que desistir de um sonho é um dos gestos mais nobres que podemos fazer por nós mesmos, às vezes. Assim como insistir.

Acho que mais importante do que contabilizar o que deu ou não deu certo, é saber que a vida é boa demais e sempre nos mostra caminhos diferentes, motivos diversos para sermos felizes. Mais importante do que lembrar dos momentos doídos, é lembrar do dia em que a dor passou, do dia em que não incomodou mais. Lembrar com alegria que nada é para sempre. E fico feliz por não ser. Podem dizer que bons momentos poderiam ser eternos. Também gostaria. Mas é bonito também saber que tivemos a oportunidade de viver aquilo, que Deus nos deu a chance de nos deliciarmos com a companhia de alguém, nos sentirmos amados, entendidos, plenos... Mesmo que por alguns segundos. Faz bem sentir que em algum lugar do mundo alguém se preocupa com você, manda cartas, sms, telefona, vem te visitar.

É bonito pensar em finais de ciclos, inícios. Esperança sendo renovada e coração se enchendo de flores. É por isso que eu penso nisso, penso que 2013 será bom, que é para ser. Penso que será risonho, que é para ser. Penso que se nada der certo, eu me lembrarei do que escrevi aqui. Que é para aprender. Nada é por acaso. É com essa certeza que desvendo meus caminhos.

Feliz 2013!